sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Datas que fizeram história

13 de Janeiro
- de 1750. Assinatura do Tratado de Madrid, que pôs fim a conflitos entre Portugal e a Espanha no Sul da América meridional, definindo os limites do Brasil.

- de 1759. Em Lisboa, Belém, os Távoras e o duque de Aveiro são executados de uma forma selvagem, criticada pela opinião internacional, por estarem implicados no atentado contra o rei D. José.

- de 1893. O Partido Trabalhista Independente britânico foi criado tendo como seu primeiro dirigente James Keir Hardie.

- de 1898. O escritor francês Émile Zola publicou uma carta com o título J'Accuse, em que acusava o governo de francês de encobrir a verdade no caso Dreyfus. O capitão Alfred Dreyfus, de origem judaica,  tinha sido acusado de espionagem a favor da Alemanha, condenado e deportado para a Guiana Francesa.

 Devido à carta que provocou a reabertura do processo, Dreyfus foi ilibado e reintegrado no exército francês.


- de 1935. A população da região do Saar, entre a França e a Alemanha, votou pela incorporação no reich Alemão governado pelo Partido nazi de Hitler. O território estava sob controlo da França desde o fim da Primeira Guerra Mundial.

1 de Janeiro
- de 630. Maomé regressou a Meca, após ter derrotado as forças de Meca e os seus aliados. O Islamismo triunfou na Arábia.

- de 1502. Exploradores portugueses desembarcaram na Baía de Guanabara no Brasil e pensando que seria um estuário de um rio deram à zona o nome de Rio de Janeiro.

- de 1622. No seguimento das reformas do calendário, começadas em fins do século XVI, o Papado adopta o dia 1 de Janeiro como início do ano novo, em vez do dia 25 de Março.

- de 1660.  Samuel Pepys, começou a escrever o seu famoso diário, em que descreveu a vida londrina da segunda metade do século XVII, incluindo a Grande Peste de 1664-1665, o Grande Incêndio de 1666, assim como a vida da corte inglesa, em que se inclui notícias sobre a chegada da  infanta portuguesa D. Catarina de Bragança.

- de 1790.  Fundação da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho.

- de 1801.  Entrada em vigor do Acto de União que, integrando o Parlamento irlandês no Parlamento de Westminster, criou o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda.

- de 1820.  Revolução liberal em Espanha. O general Riego revolta-se em Cádis, sendo acompanhado por levantamentos na Corunha, Saragoça e Barcelona. A Constituição espanhola de 1812 é restabelecida.

- de 1821.  A guarnição militar da cidade do Pará, no Brasil, estabelece uma junta constitucional, na ausência do governador.

- de 1836.  Casamento por procuração de D. Maria II com o príncipe Fernando Augusto de Saxe-Coburgo-Gotha, irmão do primeiro rei dos Belgas, Leopoldo.

- de 1863.  Entrou em vigor a Proclamação da Emancipação, adoptada pelo Presidente dos Estados Unidos, e que libertou os escravos nos Estados que se tinham revoltado contra os Estados Unidos da América.

- de 1877.  A Rainha Vitória de Inglaterra foi proclamada Imperatriz da Índia.

- de 1892. O cais da Ilha de Ellis, no porto de Nova Iorque foi aberto. Seria por aí que mais de 20 milhões de imigrantes entrariam nos Estados Unidos da América, até 1954.

- de 1901. A Comunidade da Austrália (The Commonwealth of Australia) foi criada, formada por seis antigas colónias britânicas que se tornaram estados.

- de 1923. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada.

- de 1942. Vinte e seis países assinaram a Declaração das Nações Unidas, em Washington, reafirmando a sua oposição às potências do Eixo e confirmando que nenhuma delas assinaria a paz separadamente..

- de 1958. Os tratados que deram origem À Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Atómica (Euraton) entraram em vigor, criando um Mercado Comum entre a França, a Alemanha Ocidental, a Itália e o Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo).

- de 1959. Fidel Castro tomou o poder em Cuba, após ter destituído o ditador Fulgêncio Batista, dando origem a uma ditadura comunista.

- de 1973. A Grã-Bretanha, a Irlanda e a Dinamarca tornaram-se membros da CEE.

- de 1979. A China e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas, 30 anos após a fundação da República Popular da China.

- de 1993. A Checoslováquia dividiu-se, dando origem à Republica Checa e à Eslováquia.

- de 1999. Onze países europeus começaram a usar uma nova moeda - o  Euro - em transacções electrónicas. Os países que participaram foram a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a Finlândia, a França, a Holanda, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo e Portugal. A Grécia, mais tarde, foi o 12.º país a aderir.

2 de Janeiro
- de 1492. A cidade de Granada capitulou perante os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que conquistaram assim o último reduto muçulmano na Península Ibérica.

- de 1905. O exército imperial russo rendeu-se aos japoneses, a seguir à batalha de Porto Artur durante a Guerra Russo-Japonesa. A conferência de paz, realizada nos Estados Unidos da América, com a mediação do presidente americano Theodore Roosevelt, deu origem à paz de Portsmouth.

- de 1839. Louis Daguerre, fotógrafo francês, tirou a primeira fotografia da Lua.

3 de Janeiro

- de 1521. O Papa Leão X excomungou Martinho Lutero.

- de 1777. George Washington derrotou as forças britânicas em Princeton, durante a Guerra de Independência Americana.

- de 1787. É inaugurado o Observatório Astronómico da Academia de Ciências de Lisboa, instalado no Castelo de São Jorge.

- de 1917. Assinada uma Convenção com a Grã-bretanha para regulamentação da nossa participação na frente europeia, durante a Primeira Guerra Mundial. O Corpo Expedicionário Português (CEP) ficará subordinado ao BEF (British Expeditionary Force).

- de 1924. O egiptólogo inglês Howard Carter descobriu o sarcófago do faraó Tutankhamon, no Vale dos Reis, perto de Luxor, após vários anos de buscas.

- de 1959. O território do Alasca foi admitido nos Estados Unidos da América, sendo o 49.º estado.

- de 1960. Álvaro Cunhal fugiu da prisão de Peniche, tendo sido auxiliado por alguns pescadores.

- de 1961. O presidente americano Dwight Eisenhower cortou as relações diplomáticas com Cuba, dias antes de John Kennedy ser empossado presidente dos Estados Unidos.

- de 1962. O Papa João XXIII excomungou Fidel Castro.

- de 1993. Os Estados Unidos da América e a Rússia assinaram o Tratado Start-II (Strategic Arms Reduction Talks), eliminando dois terços das armas nucleares de longo alcance de cada um dos países.

4 de Janeiro

- de 1680. Criação por meio de Alvará da Companhia de Cabo Verde e de Cacheu, destinada ao comércio de escravos.

- de 1809. Nascimento de Luís Braille (1809-1852), em França. Cego desde a infância inventou um sistema de leitura para cegos.

- de 1824. Carta de Lei declarando em vigor as leis tradicionais, pondo assim fim à vigência da Constituição de 1822.

- de 1960. Albert Camus (1913-1960), escritor francês de origem argelina, morre em Sens, França.

5 de Janeiro

- de 1443. Morte de D. Nuno Álvares Pereira, no Convento do Carmo.

- de 1634. Começo da actividade da primeira tipografia no Brasil.

- de 1778. A Companhia pombalina do Grão-Pará e Maranhão é extinta pelo governo de D. Maria I.

- de 1785. É proibido o estabelecimento de manufacturas no Brasil

- de 1855. Nascimento de King Camp Gillett (1855-1932), em Fond du Lac, no Wisconsin, Estados Unidos da América. Foi o inventor da lâmina de barbear.

- de 1919. O Partido dos Trabalhadores alemães foi fundado em Munique por Anton Drexler. Adolfo Hitler tornou-se o seu militante número 7. Em Abril de 1920 o partido mudou o nome para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), tendo passado a ser conhecido pelo nome de Partido Nazi.

- Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, dirigentes comunistas alemães, tentaram tomar o poder em Berlim, ocupando com o seu grupo político alguns edifícios públicos. Foram mortos alguns dias depois pelo exército alemão.

- de 1938. João Carlos de Bourbon, neto do último rei de Espanha, Afonso XIII, nasceu em Roma. Escolhido por Francisco Franco para se tornar rei após a sua morte, foi empossado como rei de Espanha em 22 de Novembro de 1975, dois dias depois da morte de Franco. 

- de 1968. Alexander Dubcek tornou-se o primeiro secretário do Partido Comunista da Checoslováquia. Introduziu reformas liberais conhecidas como «Comunismo com face humana», ou Primavera de Praga, que foram a razão da invasão soviética do país.

- de 1976. No Cambodja, o Partido Comunista, conhecido pelo nome de Khmer Rouge, anunciou uma nova constituição, que legalizava o novo governo comunista, e que dava o nome Kampuchea ao país. No decurso do regime comunista, que sobreviveu até 1979, morreram cerca de 1 milhão de pessoas.

6 de Janeiro

- de 1066. Harold, conde de Essex, foi coroado rei de Inglaterra, após a morte do seu cunhado, Eduardo o Confessor. Harold foi o último rei anglo-saxão, tendo morrido na Batalha de Hastings combatendo a invasão de Guilherme, duque da Normandia, o primeiro rei normando de Inglaterra.

- de 1412. Nascimento de Joana d'Arc (1412-1431) em Dorémy, na Lorena. Tornou-se a Santa padroeira da França, depois de em 1920 ter sido canonizada.

- de 1990. O Partido Comunista da Polónia desapareceu dando origem ao Partido Social Democrata.

7 de Janeiro

- de 1610. Galileu descobriu os quatro satélites de Júpiter - Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

- de 1714. Uma Patente foi emitida para a primeira máquina de escrever projectada pelo inventor inglês Henry Mill.

- de 1830. Morte da rainha viúva D. Carlota Joaquina, em Lisboa. Tinha casado com o infante D. João, futuro D. João VI em 1785.

- de 1989. O imperador japonês Hirohito morreu, tendo reinado durante 62 anos. Foi sucedido pelo filho o príncipe Akihito. 


8 de Janeiro
- de 1455. A Bula do Papa Nicolau V, «Romanus Pontifex» concede ao rei de Portugal, aos seus sucessores e ao infante D. Henrique, as terras descobertas e a descobrir pelos navegadores e exploradores ao serviço da Coroa de Portugal.

- de 1815. Batalha de Nova Orleães entre o exército americano, comandado pelo futuro presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson, e o exército britânico, no decurso da Guerra de 1812.


- de 1889. Herman Hollerith fabricou o primeiro aparelho de processamento de dados.

- de 1913. Tomada de posse do 1.º governo Afonso Costa

- de 1918. O Presidente americano Woodrow Wilson apresentou os seus Catorze Pontos, propondo a auto determinação dos diversos povos europeus, a redução dos armamentos e a criação da Liga das Nações.

- de 1935. Nascimento do cantor americano Elvis Presley (1935-1977), em Tupelo, no Mississipi.

- de 1941. Baden Powell, criador do Escutismo, morreu.

- de 1959. Charles De Gaulle foi empossado presidente da República francesa. Tinha sido nomeado chefe do governo no ano anterior devido à instabilidade política provocada pela Guerra da Argélia.

- de 1982. A companhia americana American Telephone and Telegraph (AT&T) foi dividida no seguimento de uma acção anti-monopolista. A AT&T deu origem a 22 companhias locais, abrindo o mercado dos Estados Unidos à competição.

9 de Janeiro
- de 1822. Os membros do Senado da Câmara do Rio de Janeiro pediram a D. Pedro para não deixar o Brasil. O infante D. Pedro, chamado a Portugal pelas Cortes, decidiu ficar no Brasil, dando origem ao «Dia do Fico»
.
- de 1908. Nascimento da escritora francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) em Paris. Tornou-se conhecida com o ensaio Le Deuxième Sexe, publicado em 1949, em 2 volumes.

- de 1944. Nascimento de Richard Nixon (1913-1994), em Yorba Linda, California. Foi o 37.º presidente dos Estados Unidos da América, tendo-se demitido devido ao escândalo Watergate.

- de 1960. Início das obras de construção da barragem de Assuão, no Nilo. A barragem paga em um terço pela União Soviética criou um dos maiores reservatórios de água do mundo. A barragem foi inaugurada  em Janeiro de 1971.

10 de Janeiro

- de 1776. O livro do inglês Thomas Paine, Common Sense (Senso Comum) foi publicado, influenciando determinantemente os autores da Declaração de Independência americana.  O panfleto de 50 páginas vendeu mais de 500.000 exemplares na América e na Europa.

- de 1808. Pelas 11 horas da manhã, a frota que levava a corte para o Brasil, cruza a linha do Equador. D. Maria I e o Príncipe Regente tornavam-se os primeiros monarcas europeus a passar para o hemisfério austral.

- de 1809. Caiena, capital da Guiana francesa, a Norte do Brasil, é conquistada pelo exército português. A capitulação foi assinada no dia 12.

- de 1863. A primeira linha de caminho de ferro subterrâneo foi inaugurada em Londres. A linha Metropolitana ligava Paddington a Farrngdon.

- de 1878. A. Sargent, senador dos Estados Unidos da América pelo estado da Califórnia, apresentou uma proposta de Emenda Constitucional, dando o direito de voto às mulheres. A Emenda só foi aprovada em 1920.

- de 1912. O primeiro hidroavião, inventado por Glenn Curtiss, realizou o seu primeiro vôo em Hammondsport, no estado americano de Nova Iorque.

- de 1920. Criação oficial da Sociedade das Nações (SDN). A primeira reunião da Assembleia realizou-se dez meses depois, estando representados 41 países.

- de 1922. Arthur Griffith foi eleito primeiro presidente do Estado Livre Irlandês.

- de 1926. Estreou-se em Berlim o filme «Metropolis» realizado por Fritz Lang, com base num romance de Thea von Harbou.

- de 1946. Primeira reunião da Assembleia Geral das Nacões Unidas, em Londres, com delegados de 51 países.

11 de Janeiro

- de 1890. No seguimento da apresentação do Mapa Cor de Rosa, o governo britânico enviou um ultimato ao governo português exigindo a retirada das tropas portuguesas do território entre Angola e Moçambique.

- de 1963. A primeira discoteca abriu as portas em Los Angeles, tendo como nome «Whisky-a-gogo».

- de 1964. O Cirurgião Geral dos Estados Unidos fez uma declaração afirmando que o consumo de  cigarros podiam prejudicar a saúde, a primeira declaração oficial de um governo sobre o assunto.

- de 1974. O recenseamento eleitoral, feito para a realização das primeiras eleições democráticas em Portugal, atingiu mais de 6 milhões de inscritos.

12 de Janeiro

- de 1588. Nascimento de  John Winthrop (1588-1649) em Suffolk, Inglaterra. Em 1630 foi com um grupo de Puritanos ingleses para a América, tornando-se o primeiro governador da Colónia da Baía de Massachusetts.

- de 1729. Nascimento do político e filósofo irlandês Edmund Burke (1729-1797), em Dublin. Orador de mérito ficou conhecido internacionalmente quando escreveu Reflections on the Revolution in France, publicado em 1790.

- de 1879. Começo da Guerra Zulu entre a Grã-Bretanha e tribos nativas da Zululandia, que levou à destruição do Império Zulu, criado por Saka.

- de 1976. Morte da escritora inglesa Agatha Christie, em Wallingford, com 85 anos de idade.

- de 1990. O Partido Comunista da Roménia foi proibido, após a deposição de Nicolae Ceauescu.

- de 1996. A primeira operação militar conjunta russo-americana após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu com a chegada de forças russas à Bósnia .

13 de Janeiro

- de 1750. Assinatura do Tratado de Madrid, que pôs fim a conflitos entre Portugal e a Espanha no Sul da América meridional, definindo os limites do Brasil.

- de 1759. Em Lisboa, Belém, os Távoras e o duque de Aveiro são executados de uma forma selvagem, criticada pela opinião internacional, por estarem implicados no atentado contra o rei D. José.

- de 1893. O Partido Trabalhista Independente britânico foi criado tendo como seu primeiro dirigente James Keir Hardie.

- de 1898. O escritor francês Émile Zola publicou uma carta com o título J'Accuse, em que acusava o governo de francês de encobrir a verdade no caso Dreyfus. O capitão Alfred Dreyfus, de origem judaica,  tinha sido acusado de espionagem a favor da Alemanha, condenado e deportado para a Guiana Francesa. Devido à carta que provocou a reabertura do processo, Dreyfus foi ilibado e reintegrado no exército francês.

- de 1935. A população da região do Saar, entre a França e a Alemanha, votou pela incorporação no reich Alemão governado pelo Partido nazi de Hitler. O território estava sob controlo da França desde o fim da Primeira Guerra Mundial.

14 de Janeiro
- de 1875. Nascimento do médico e filósofo alemão Albert Schweitzer (1875-1965), na Alsácia. Serviu em África como missionário médico devendo-se-lhe a organização da luta contra a lepra neste continente, o que lhe valeu a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 1952.

- de 1943. O presidente americano Roosevelt e o primeiro ministro britânico Churchill reuniram-se em Casablanca, em Marrocos, numa conferência que durou até ao dia 23. Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados da reunião, o presidente americano, surpreendentemente, afirmou que os aliados tinham acordado que a paz só seria alcançada por meio «da eliminação total do poder militar alemão e japonês. O que implica a rendição incondicional da Alemanha, Itália e Japão.» Esta decisão foi muito controversa na altura.

15 de Janeiro
- de 69 a.C.. O imperador romano Galba foi morto pela Guarda Pretoriana no Forum de Rom. Tinha sucedido a Nero, e o seu assassinato deu origem a uma época de 30 anos de anarquia governativa no império romano.

- de 1446. O rei D. Afonso V atingiu a maioridade, fazendo 14 anos, passando a governar directamente.

- de 1535. Henrique VIII tornou-se Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra em resultado do Acto de Supremacia que tinha provocado a separação da Igreja Católica Romana. 

- de 1559. Isabel Tudor, filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, foi coroada rainha de Inglaterra enquanto Isabel I
.
- de 1929. Nascimento de Martin Luther King (1929-1968) em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos da América. Foi um defensor dos direitos civis dos negros, propondo métodos de acção não-violentos para alcançar a igualdade. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964, tendo sido assassinado em 1968, em Mênfis, no estado americano do Tennessee.

16 de Janeiro
- de 1547. Ivan o Terível, grão-príncipe da Moscóvia, desde 1533, foi coroado como primeiro Czar da Rússia. Governou a Rússia até 1584 promovendo reformas em todas as áreas, incluindo a criação de uma administração centralizada e a imposição de uma disciplina de tipo militar, o que o levou a instituir uma política de terror contra a aristocracia hereditária.

- de 1809. O exército britânico, comandado pelo general Moore, venceu o exército francês, comandado pelo marechal Soult, na batalha de Corunha. A vitória permitiu que a força britânica embarcasse com toda a segurança nos navios que a esperavam, para levarem as tropas de regresso à Grã-Bretanha.

- de 1853. Nascimento do industrial francês e Andrè Michelin (1853-1931), em Paris. Criou a Companhia de Pneus Michelin em 1888, promovendo a utilização de pneumáticos nas rodas dos automóveis.

- de 1979. O Xá do Irão abandonou o país no meio de manifestações contra o seu governo e a revolta de fundamentalistas islâmicos dirigidos pelo Ayatollah Khomeini. O Xá governava desde 1941 e tinha tentado ocidentalizar o país sem sucesso.

- de 1991. A Guerra do Golfo  começou com o início dos ataques aéreos às defesas anti-aéreas iraquianas. O bombardeamento de Bagdade foi transmitido em directo pelos correspondentes da estação de televisão americana CNN.

- de 1992. A Guerra Civil em El Salvador terminou com a assinatura de um tratado de paz na Cidade do México. O conflito fez 75.000 mortos.

17 de Janeiro
- de 1706. Nascimento de Benjamin Franklin (1706-1790), em Boston, na colónia britânica do Massachusetts. Cientista, filósofo, político e diplomata, foi um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

- de 1773. Resolution, navio da Marinha de Guerra britânica, comandado pelo capitão James Cook tornou-se o primeiro navio a atravessar o Círculo Polar Antártico..

- de 1945. Varsóvia foi libertada pelo Exército soviético, no decurso da Segunda Guerra Mundial.



Sem comentários:

Enviar um comentário